Home > Blog > Curiosidades > Benefícios do café nos exercícios…

Blog

Curiosidades

Benefícios do café nos exercícios físicos

14 de março de 2016       1 comentários

Ao acordar, muitas pessoas gostam de saborear uma xícara de café puro, tanto pelo paladar como pela sua ação “despertadora”, fora as pausas para o café ao longo do dia, antes do treino e durante as competições. E surgem uma dúvida sobre a cafeína:

  • Devo usar géis com cafeína durante corridas longas?
  • Quanto de cafeína tem nas bebidas energéticas?
  • O café melhora o desempenho ou é desidratação?

O nutricionista Clayton Camargo esclarece essas questões.

Cafeína e hidratação
A ingestão moderada de café, refrigerantes e outras bebidas cafeinadas não contam para as necessidades diárias de líquidos — especialmente se você está acostumado a consumir cafeína todos os dias. De fato, o que ocorre é uma “desidratação”.

A ingestão aguda de cafeína produz um moderado aumento no volume de urina e na excreção urinária de sódio, diminuindo a reabsorção desse mineral e de água nos túbulos renais.

Assim, tem algum efeito diurético, e que pode, por exemplo, ser útil no alívio de cólicas menstruais produzidas pela retenção de líquidos. Esse efeito de alívio é realçado pelas repercussões analgésicas da substância.

Cafeína e desempenho
A cafeína é uma das substâncias de recuperação de energia mais exploradas cientificamente. Além de estimular o cérebro e contribuir para uma maior clareza de pensamento e concentração, é conhecida por ajudar os atletas a treinar mais e melhor.

Segundo a Sociedade Norte Americana de Medicina do Esporte, existem mais de 74 bons estudos sobre o uso de cafeína, tanto para exercícios de resistência e de curto prazo, quanto àqueles de maior intensidade.

A grande maioria das pesquisas concluem que a cafeína, de fato, pode melhorar o desempenho e fazer com que a sensação subjetiva de esforço se torne mais fácil.

Os estudos dizem que a média de melhora no desempenho é cerca de 12%. Os exercícios com mais benefícios são os de resistência, os treinos de durações mais curtas (8 a 20 minutos), e os sprinters.

Uma ingestão moderada de cafeína fica em torno de 250 mg/dia, estudos mostram que o consumo de 225-600 mg/dia ingeridos uma hora antes ao treino pode melhorar o desempenho em termos de resultados.

Cafeína e calorias
Enquanto o tradicional café preto não tem calorias, um “café regular” com creme duplo e duas colheres de açúcar pode ter 80 calorias. Um copo grande de Capuccino pode ultrapassar 470 calorias de açúcar e gordura. Estas não são exatamente “bebidas de dieta”, entretanto, produzem energia suficiente para “incinerar” o excesso de energia armazenada como tecido adiposo durante um treino “assassino”!

Fonte: Metropoles, com adaptações.

Sobre o Autor:
cafedositiocliente

COMENTÁRIOS:

CAFÉ DO SÍTIO disse em 20/03/2016

[…] 10. O café pode ajudar a dar energia ao seu treino […]

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*