Home > Blog > Curiosidades > História: Feijão carioca do Sitio

Blog

Curiosidades | Produtos do Sitio

História: Feijão carioca do Sitio

8 de agosto de 2017       0 comentários

O nome faz menção à cidade maravilhosa, mas o feijão carioca não tem nenhuma ligação com o Rio de Janeiro. Acredita?

 

Quer saber como ele surgiu?

O nome da variedade mais popular no Brasil surgiu devido a sua semelhança com uma raça de porco, há quase 50 anos, em uma fazenda no interior de São Paulo. Segundo a Embrapa, o tipo carioquinha é a preferência de 60% dos brasileiros.

 

Um pouquinho da história do feijão carioca

Sua história começou no município de Palmital, interior de São Paulo – bem longe do Rio de Janeiro, contradizendo o boato que compara as listras do grão com o desenho do famoso calçadão de Copacabana. A origem é resultado do cruzamento natural de outras variedades do grão.

 

Foi por volta do começo dos anos 70, em um acompanhamento de campo dos pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que um produtor da região apresentou essa variedade do grão, que havia aparecido em sua plantação, de cor marrom-clara e listras escuras. O feijão carioca foi analisado e constatado que ele era mais resistente à doenças e mais produtiva.

 

A característica marrom-rajada do grão foi associado a coloração de uma raça de porco criada na região conhecida como “Carioca” – que também tem uma pelagem marrom clara e manchas escuras. Em 1971, o IAC lançou oficialmente o feijão Carioca e começou a distribuir amostras para o cultivo. Desde a descoberta do feijão carioca, já foram desenvolvidas 42 variações de feijão do mesmo tipo, segundo o Instituto.

 

O mercado

O surgimento do feijão carioca impulsionou o mercado de feijão. Antes o grão era comercializado apenas em feiras, por peso. A partir do aperfeiçoamento, aumentou sua oferta e a indústria empacotadora se interessou pelo produto, surgindo diferentes tipos e marcas.

 

Feijão Carioca do Sitio na sua mesa

Você está esperando o quê para se deliciar com o nosso feijãozinho? Motivos não faltam. O feijão é riquíssimo de sabor e de nutrientes e todo brasileiro ama, não é? Sem contar que é uma das fontes mais ricas de ferro. O feijão é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B9, que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea, em proteínas e minerais e lisina, aminoácido que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes, essencial, mas que o corpo não produz.

 

Conheça cinco benefícios do consumo de feijão para a saúde

1 – O feijão é fonte de vitamina do complexo B: evita cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo.

2 – Combate a anemia: evita anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como a laranja, o organismo absorve ainda mais o mineral.

3 – Fonte de potássio: por ser rico em potássio ele colabora com a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular, evitando câimbras antes ou depois das atividades físicas.

4 – Evita cáries: aquela dobradinha entre o feijão e o arroz proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes.

5 – Evita prisão de ventre: as fibras do feijão colaboram para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal. Controla os picos de açúcar no sangue, mantendo as taxas de glicose ideais.

Já estamos escutando o chiado da panela de pressão. Conta aí, o seu vai acompanhar o quê?

Sobre o Autor:
cafedositiocliente

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*