Home > Blog > Curiosidades > O café nos deixa mais produtivos?

Blog

Curiosidades

O café nos deixa mais produtivos?

4 de julho de 2018       0 comentários

Será que o café nos torna mais produtivos? Será que há alguma coisa relacionada à produtividade mesmo ou é algo psicológico? Para entendermos essa conexão precisamos compreender como a cafeína do café afeta nosso organismo e como isso funciona.
Como a cafeína funciona
Há quem beba café para começar o dia, para dar aquele up no ânimo, afugentar a preguiça depois do almoço ou para manter o foco em uma tarefa. Por isso é comum vermos tantas pessoas em cafeterias conectadas em seus computadores, tablets ou smartphones totalmente concentrados. É nesse ambiente que geralmente acontecem algumas reuniões de trabalho.
Mas porque as pessoas procuram a cafeína? Nossos neurônios produzem uma substância chamada adenosina e quanto mais ela é produzida, mais ela aumenta o controle sobre o nosso sistema nervoso. Quando os níveis chegam a um ponto determinado, é como se ela colocasse o sistema nervoso para dormir. Aí que aparece a cafeína: ela efetivamente bloqueia a adenosina. Ela mantém as portas fechadas para que os verdadeiros executores do cérebro possam continuar fazendo o que eles adoram fazer.
O café e o tempo
Todo mundo que aprecia o bom e velho cafezinho já deve ter percebido que com o tempo o corpo constrói uma espécie de tolerância à bebida e, que para ter o mesmo efeito com o café, a ingestão precisa ser maior. É por isso que muitas pessoas acostumadas a beber muito café sofrem de dores de cabeça intensas quando estão com abstinência da bebida.
Podemos afirmar que a cafeína afeta a produtividade?
A cafeína já provou ser um estimulante poderoso e eficiente, mas a questão sobre se sua eficiência está diretamente ligada à produtividade pessoal é uma pergunta que não há uma resposta concreta.
Vários estudos mostraram que, em pequenas doses, a cafeína pode ser incrivelmente eficiente, dando uma pequena carga de energia e alerta para o corpo. Também já foi provado que a cafeína aumenta a performance motora e cognitiva, um aumento de memória por um curto prazo e melhoria da atenção e do foco. Ou seja, a eficácia da cafeína depende da dosagem, do tipo de organismo, peso, idade, momento do dia e, claro, da qualidade do sono de cada um. É uma avaliação muito pessoal.
E fica o alerta: tudo que é em excesso também pode ser bem nocivo à saúde. Consumir muita cafeína, por outro lado, pode fazer com que tenhamos contato com o lado menos desejável da substância: nervosismo, problemas para dormir, entre outros. Por isso é importante buscar sempre um equilíbrio.
Os benefícios
Tomado com moderação, o café, conhecido como uma bebida saudável, proporciona vários benefícios para o corpo. É cheio de antioxidantes, diminui o risco de síndromes como Parkinson ou Alzheimer, ajuda a combater a diabetes tipo II e é bom para o fígado. Com relação à bebida, o melhor conselho é e prestar atenção a como o corpo reage a um simples copo de café. Agora conta para a gente? O café já te fez mais produtivo hoje?

Sobre o Autor:
cafedositiocliente

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*