Home > Blog > Curiosidades > Os grãos de café mais produzidos no…

Blog

Curiosidades

Os grãos de café mais produzidos no Brasil

3 de agosto de 2018       0 comentários

Você conhece os grãos de cafés mais produzidos no Brasil e suas características?

Não é novidade que o Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de café do mundo e isso não se deve apenas a sua tradição no cultivo do grão, mas também porque a bebida é considerada uma paixão nacional. Na hora de preparar o café, cada detalhe importa e pode diferenciar no resultado final da bebida. Os grãos são parte fundamental nesse processo. Você conhece as características e diferenças das variedades mais populares do Brasil? Vamos conhecer?

O fruto do café

O café é formado por casca, polpa, mucilagem, pergaminho, semente ou grãos:

  • A casca, com o amadurecimento passa de verde à vermelha ou amarela;
  • A polpa fica situada logo abaixo da casca, sendo bastante carnuda;
  • A mucilagem é uma camada viscosa, rica em açúcares, situado entre a polpa e o pergaminho;
  • O pergaminho é uma película interna que envolve a semente;
  • Cada fruto é composto de duas sementes. O fruto do tipo chato é chamado dicotiledôneo e o moca tem o nome de monocotiledôneo.

As espécies

Duas produzem frutos com grande importância econômica: arábica e robusta. O grão arábica representa a maior parte da produção mundial. Os dois grãos apresentam variedades que podem ser originárias pelo homem ou de mutações naturais. A arábica é mais romântica, doce e ligeiramente ácida, enquanto a robusta resulta em sabores achocolatados. Em geral, o café que bebemos no Brasil é uma mistura de ambas as espécies, mas vale ressaltar que, aqui no Café do Sítio, o nosso é 100% arábica. Por outro lado, para a produção do café instantâneo, o robusta é o preferido, uma que conta com mais substâncias solúveis, como a cafeína e os açúcares.

 

 

Variações

 

Café Bourbon – é um tipo de café arábica e a maioria de seus grãos são reconhecidos por sua doçura e toques achocolatado, aroma forte e marcante aliados à uma acidez controlada. Indicado para os que apreciam sabor mais leve.

Café Catuaí – Um dos mais plantados do Brasil nos últimos anos.  Resultado de um cruzamento entre as espécies Mundo novo e Caturra. É normalmente plantado acima de mil metros de altitude e, por isso, é famoso por ter uma doçura ímpar. O Catuaí amarelo é menos encorpado do que o vermelho.

Café Icatu – Possui uma maturação média a tardia. Gera frutos amarelos ou vermelhos que são mais aderentes aos ramos. Grande resistência à ferrugem e qualidade na bebida.

Café Acaiá – Frutos vermelhos e de maturação uniforme, de média para precoce. Apresenta notas frutadas, recomendado para quem aprecia um sabor mais suave. É originário de plantas do cultivar Mundo Novo.

Fonte: Revista Espresso

Sobre o Autor:
cafedositiocliente

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*