Home > Blog > Mundo do Café > Cappuccino Italiano

Blog

Mundo do Café

Cappuccino Italiano

10 de setembro de 2015       0 comentários

Contar a história do Cappuccino não é tão fácil como parece, pois essa não é uma receita que nasceu de repente.

Falar de Cappuccino é viajar à séculos atrás, para continentes diferentes e conhecer novas culturas e religiões.

O termo Cappuccino tem origem no século XVI (talvez XVII) e estudos atribuem a criação da receita como uma homenagem ao monge italiano Marco D’Aviano, personagem importante na história da contenção do avanço islâmico na Europa.

Segundo registros da época, é possível afirmar que uma tentativa de invasão turca à cidade de Viena em 1683 (quando ainda pertencia ao território italiano), tenha sido o estopim para a inspiração da receita, pois quanto o exército islâmico foi encurralado pela tropa de cavaleiros a qual pertencia Marco, rapidamente bateram em retirada, deixando para trás várias sacas de café.

O café turco apresentava um sabor muito amargo, o que fez com que os vienenses desenvolvessem a técnica de adicionar mel e leite à bebida. A receita foi então batizada como uma prova de admiração ao monge guerreiro.

A palavra Cappuccino vem do italiano “cappucio” que significa capuz. Já o diminutivo “ino” transformou em Pequeno Capuz, como eram as vestes utilizadas pelo monges franciscanos e também faz referência a cor do hábito dos frades capuchinhos, que lembra a cor da bebida.
Um tradicional Cappuccino Italiano é feito em três partes iguais de café espresso, de leite e de leite vaporizado.

O chocolate em pó e a canela, são elementos adicionais, uma prática realizada principalmente no Brasil, para adaptar ao gosto local.
E além da qualidade do café espresso utilizado, o elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e a temperatura do leite.

Quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma “microespuma” ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite, conferindo a ele uma textura aveludada, cremosa e brilhante, sem no entanto deixá-lo com bolhas na superfície.
Em muitos lugares, baristas mais experientes criam desenhos e formas ao verter o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art (arte com leite).

 

Linha Cappuccino do Sítio:

A linha de Cappuccinos do Sítio é uma inovação em nosso processo e veio para trazer o sabor do Café do Sítio para todos os momentos do seu dia.
Produzido com a excelência de nosso padrão de qualidade em produção e ingredientes selecionados, desenvolvemos uma as melhores fórmulas do mercado!

Tradicional: É a opção perfeita para quem aprecia uma receita clássica com um toque cremoso e aveludado, para saborear momentos únicos na vida.

Canela: É a opção perfeita para quem aprecia saborear um clássico com algo a mais. O delicioso Cappuccino do Sítio com um marcante toque de canela para aquecer ainda mais seu paladar.

 

Fonte: www.wikipedia.com.br e http://www.mixologynews.com.br/2008/a-historia-do-cappuccino/ (com adaptações)

Sobre o Autor:
Administrador Café do Sitio
Especialista em escrita, leitura e Café.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*