Home > Blog > Mundo do Café > Iniciativas sustentáveis aplicadas na…

Blog

Mundo do Café

Iniciativas sustentáveis aplicadas na cafeicultura brasileira

1 de fevereiro de 2018       0 comentários

O Brasil é o maior produtor e fornecedor mundial de cafés sustentáveis. Há muito sendo feito por entidades, empresas e instituições no sentido de melhorar a renda do produtor, proteger os recursos naturais e assegurar boas condições de vida aos trabalhadores do segmento. Boa parte dessas iniciativas estão listadas no Catálogo Resumido das Principais Iniciativas de Sustentabilidade dos Membros e Parceiros da GCP (Plataforma Global do Café).

O catálogo

O catálogo apresenta um resumo das principais iniciativas de 36 instituições membros e parceiras da GCP para a promoção da sustentabilidade da cadeia do café em seus diferentes níveis. Enviadas pelas próprias instituições e espalhadas por todas as regiões produtoras do país, as ações listadas mostram que é possível e vantajoso produzir café com lucratividade, conservando o meio ambiente e garantindo o bem-estar e a saúde dos produtores.

O material reúne, ao todo, 116 iniciativas/projetos, que atingem o público de aproximadamente 236.500 produtores. Os dados devem ser analisados como uma referência, pois pode haver situações em que os mesmos produtores participam de iniciativas diferentes. Por outro lado, como nem todos os membros e parceiros enviaram suas iniciativas para a composição do documento, conclui-se que o alcance é ainda maior.

Entre os objetivos do catálogo, bem como da própria GCP, estão:

  • Diminuir a duplicação de esforços;
  • Aumentar as sinergias e parcerias entre as entidades da cadeia;
  • Compartilhar e divulgar casos de sucesso;
  • Inspirar novas ações e inovações para acelerar o processo de melhoria contínua.

Se por um lado o Brasil já tem muito o que mostrar, por outro ainda tem grandes desafios e um extenso caminho a percorrer para resolver problemas internos e se manter como referência mundial em produção sustentável.

Programa Brasil de Sustentabilidade

Parte das ações da Plataforma Global do Café, o Programa Brasil de Sustentabilidade estimula e difunde, desde 2012, práticas sustentáveis na cafeicultura, visando a que tanto os produtores como a cadeia como um todo tenham mais benefícios econômicos, sociais e ambientais. Sua principal referência é o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), que vem sendo disseminado por parceiros e membros do programa, como serviços de extensão, cooperativas, exportadores e centros de ensino, nos principais estados produtores de café (MG, ES, SP, RO, PR e BA). Com foco no pequeno e no médio produtor, o programa tem proporcionado o alinhamento de iniciativas que aconteciam isoladamente e a busca por sinergias com fortalecimento das parcerias.

Plataforma Global do Café

A Plataforma Global do Café é uma associação internacional multistakeholder com mais de 200 membros de todos os segmentos da cadeia produtiva do café e atuação em oito países produtores que desenham suas próprias estratégias no campo da sustentabilidade, mas trocam informações e experiências entre si. A GCP tem como visão um setor cafeeiro sustentável que ofereça boas condições de vida para agricultores e trabalhadores e assegure a oferta futura enquanto protege os recursos naturais. No Brasil, país onde está mais consolidada e atuante, ela age via Conselho Consultivo Nacional (CCN), instância política que estabelece estratégias e valida inciativas, e Grupo de Trabalho Brasil (GTB), instância técnica, responsável pela proposição e concepção das ações. A coordenação do Programa Brasil e o secretariado da Plataforma no país cabem à empresa P&A. Os projetos no Brasil são implementados por meio de uma ampla rede de parceiros e com uma abordagem participativa e colaborativa. Para saber mais: http://www.globalcoffeeplatform.org/pt/

 

Fonte: Site Terra

Sobre o Autor:
cafedositiocliente

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*