Home > Blog > Sem categoria > Biscoitos Natalinos

Blog

Sem categoria

Biscoitos Natalinos

6 de dezembro de 2018       0 comentários

Os Biscoitos Natalinos são ótimas opções para compor a Ceia de Natal e também podem se tornar um presente muito interessante para alguém especial, cheio de afeto e carregado de carinho.

Curiosidade: você sabe como surgiu a tradição dos biscoitos de Natal?

Para os alemães esta é uma tradição muito antiga, que surgiu nos conventos e mosteiros ainda na Idade Média. Desde então, logo no início de dezembro, as famílias se reúnem para fazer os famosos biscoitinhos, que servem de ornamentos para os pinheiros e são devorados após a Ceia.

Para outros, a tradição dos Biscoitos de Natal nasceu na região da Escandinávia, no ano de 1875. Conta-se que uma senhora assou um grande biscoito em formato de homenzinho, com boca, olhos e botões confeitados. Acontece que ao abrir o forno, o biscoito pulou da forma e saiu correndo pela janela.

Na Inglaterra, conta-se que tudo começou quando numa festa de Natal a Rainha Elizabeth I ordenou que servissem, no tradicional chá das cinco, homenzinhos de pão de mel e gengibre retratando cada um dos seus convidados.

Já na Itália, dizem que a receita nasceu durante uma visita do Bispo de Milão à pequena comuna de Saronno. Um jovem casal decidiu preparar biscoitos para agradá-lo, mas como exageraram no açúcar, o jeito foi adicionar pedaços de amêndoas amargas à mistura, para equilibrar o sabor. O cardeal gostou tanto do resultado que os abençoou, desejando um longo e belo casamento.

Para os norte-americanos, a tradição ganhou popularidade na década de 30. As crianças, além de ajudar a prepará-los, ofereciam alguns ao Papai Noel na noite de Natal, junto com um copo de leite, aprendendo desde cedo uma importante lição de gentileza e gratidão.

Por fim, no Brasil essa cultura é mais diversificada no sul do país devido a sua colonização, enquanto outras regiões apenas adotaram o costume de ter árvores de Natal, presépios e outros alimentos, alguns típicos de sua região.

Receita

Para presentear, decorar a árvore de Natal e até compor a Ceia, a nossa receita leva um dos Produtos do Sítio: o polvilho doce. Papel e caneta na mão?

Ingredientes

1 xícara de chá de manteiga (210 gramas)

1 lata de leite condensado

4 gemas

2 xícaras de chá de polvilho doce

3 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de fermento em pó

1 pitada de sal

Modo de preparo

Bata a manteiga em creme, acrescente aos poucos o leite condensado e as gemas, sem parar de bater. Retire da batedeira, junte o polvilho e, por último, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o sal. Amasse bem, abra a massa sobre o mármore ligeiramente enfarinhado e corte os biscoitos com cortadores adequados nos formatos que desejar. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180 graus) por 20 a 30 minutos. Tire os biscoitos ainda quentes da assadeira e deixe esfriarem sobre papel toalha.

Diquinhas

O rendimento vai depender do tamanho do seu cortador, em média, com essa receita, temos o rendimento de 80 a 120 biscoitos. Se você quiser dar um sabor a mais aos biscoitos, basta adicionar à massa essência de panetone.

Tem cada cortador lindo: em formato de bengala, árvores, estrelas, Papai Noel e por aí vai. Quando os biscoitos estiverem frios, dá para decorar com glacê: só usar a criatividade. Para presentear, você pode fazer pacotes de meia ou uma dúzia. Vale lembrar que a validade dos biscoitos é grande quando guardados em latas fechadas ou bem embrulhados, por cerca de 60 dias.

Fonte: dicas de mãe

 

Sobre o Autor:
cafedositiocliente

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*