Home > Blog > Sem categoria > PROFISSÃO BARISTA

Blog

Sem categoria

PROFISSÃO BARISTA

21 de novembro de 2018       2 comentários

Barista, conheça mais sobre essa profissão ligada diretamente ao café

Certamente você já deve ter ouvido o termo barista ou tem uma breve ideia do que se trata, certo? O barista é o profissional tecnicamente especializado em café e seus derivados. Ele é responsável por preparar e servir cafés, sejam expressos, comuns ou especiais, além de desenvolver bebidas à base de café, com licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outras.

Vamos falar mais sobre o assunto?

Já falamos que o barista é o profissional que desenvolve a expertise necessária para extrair o melhor café expresso da máquina, bem como preparar diferentes tipos de bebidas e drinques que tem como base o café. Mas para tudo isso, é preciso especialização e muito estudo. É necessário que o barista tenha pleno conhecimento da matéria-prima, ou seja, as características e diferenças dos tipos de grãos, torrefação, moagem e até mesmo domine o saber acerca do plantio e colheita, dentre outros aspectos extremamente relevantes ao processo do café.

Como surgiu a profissão

A profissão surgiu nos anos de 1990 e desde então ocorre um processo de crescimento, juntamente com o aumento do consumo dos cafés especiais. De acordo com dados da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, o aumento no consumo de café gourmet deve aumentar cerca de 15% até 20% nos anos seguintes (os dados foram publicados em 2017).

A origem do termo é italiana, todavia é aplicado a atendentes de bares que servem desde o expresso até bebidas alcoólicas em geral, como o bartender, por exemplo. No entanto, a conotação atual da palavra em esfera mundial designa esse termo a profissionais especializados em café que atuam, sobretudo, em cafeterias e empreendimentos relacionados como os bike cafés – forte tendência do mercado atual – até as tradicionais padarias, que já se preocupam em elevar o padrão de qualidade, indo muito além daquele simples e popular pingado, tão característico.

O que o barista faz?

Na verdade, o barista faz do preparo do café uma arte, tanto é que a importância que os apreciadores dão a ele é tão grande quanto a do sommelier de vinhos. Aqui no Brasil, a profissão foi introduzida nos anos de 2000 pela BSCA – BrazilSpecialtyCoffeeAssociation, que revolucionou a forma como as pessoas passaram a enxergar e a degustar a bebida.

A bebida feita por um barista carrega consigo um viés de arte, paixão e criatividade que extrapola os limites de enfeite dos cafés decorados, por exemplo. A presença do barista tornou-se tão essencial que hoje em dia é difícil imaginar uma cafeteria sem a presença dele.

Os equipamentos utilizados pelos profissionais

Para ser barista, claro que além de estudar para isso,  é essencial saber quais são os equipamentos profissionais necessários para a execução das receitas de cafés e drinques, bem como seguir alguns procedimentos no que diz respeito à manutenção e conservação dos mesmos. Você sabe quais são esses equipamentos?

  • Cremeiralatte: ideal para obter um creme perfeito no preparo do cappuccino. Também permite fazer macchiato, café latte, entre outras bebidas.
  • Garrafa de chantilly: fundamental para o barista, com bico que ajuda a realizar decorações incríveis no preparo de cafés especiais, dando uma estética belíssima na apresentação da bebida.
  • Pitcher: utensílio imprescindível para o preparo de latteart e cappuccino italiano. É o que costumamos chamar, no senso comum, de leiteira, porém com uma pegada mais profissional.
  • Tamper: utensílio que ajuda na compactação correta do café, promovendo a resistência ideal para a extração de um café expresso com qualidade superior.
  • Polvilhador: é com ele que o profissional consegue o acabamento perfeito ao polvilhar a canela, chocolate, entre outros ingredientes sob o creme e espuma da bebida.
  • Pinceis: necessários, tanto para a limpeza da área de trabalho, quanto do porta-filtro.
  • Porta-filtro: para fazer café coado, quando necessário.
  • Máquina de café expresso: o sonho de todo barista.
  • Gaveta para borra de café: para o descarte ideal.
  • Escova para limpeza de grupo: fundamental para a correta higienização das máquinas de café espresso.
  • Cafeteira italiana: é uma cafeteira à pressão que elabora o café por meio de vapor de água.
  • Hario de acrílico: porta filtro em acrílico.
  • Jarra de vidro
  • Moedor de grãos
  • Prensa francesa: Uma prensa francesa, também conhecida como cafeteira, cafeteira a pistão, cafeteria, cafeteira, espremedor de café ou cafeteira
  • Borracha para compactação: para apoio de porta filtro no momento da compactação(utilização do tamper) para expresso.
  • Medidor ajustável à mão
  • Batedeira de leite elétrica
  • Cremeira

Além desses equipamentos essenciais, não podemos nos esquecer de citar a necessidade de alguns acessórios, incluindo a vestimenta ideal. O uniforme deve ser composto de avental e objetos que prendam o cabelo. Outro ponto relevante com relação aos equipamentos é a sua correta limpeza e manutenção.

Sentiu vontade de seguir a profissão?

Se você ama café e gostaria de avançar ainda mais sobre o tema, além de obter a profissionalização em um setor que cresce cada dia mais, o curso de barista pode ser a oportunidade ideal para a sua evolução. Além de propiciar a capacitação necessária para o preparo do café ideal, o curso pode trazer uma série de vantagens em seu dia a dia: uma nova especialização e profissão, com extrema chance de, se for o caso, até mesmo empreender no setor.

Agora conta para a gente, com tantas informações sobre o universo do barista, o seu coração bateu mais forte? Bateu aquela vontade de se aprofundar mais ainda na arte do preparo do café?

 

Fontes: blog.ucoffee.com.br

Sobre o Autor:
cafedositiocliente

COMENTÁRIOS:

Luciene Dourado disse em 11/12/2018

Meu sonho e fazer o curso de barista

Anderson oliveira Nascimento disse em 23/12/2018

Com certeza e uma profissao excelente

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*