Home > Blog > Sem categoria > O Polvilho Doce do Sítio: do pãozinho…

Blog

Sem categoria

O Polvilho Doce do Sítio: do pãozinho de queijo ao bolo

17 de abril de 2019       0 comentários

Você sabia que além do tradicional cafezinho, o Café do Sítio também conta com uma linha de alimentos variados? Oferecemos para vocês diversos produtos que fazem parte do nosso dia a dia e, o Polvilho Doce do Sítio, é um deles. Um ingrediente tão versátil na cozinha, pode ser utilizado no preparo de pães de queijos, biscoitos, bolos e na famosa tapioca que tanto amamos.

E tem mais, não contém glúten nem gordura, uma boa opção para quem é intolerante a essa proteína ou se preocupa em manter a linha.

Múltiplos usos culinários

Versatilidade é o seu nome: com ele podemos fazer tapiocas, pão de queijo e biscoitos de polvilho. Como dá mais consistência e deixa as receitas mais macias, costuma ser utilizado para dar mais elasticidade a elas. Agora que vocês já conhecem o nosso Polvilho do Sítio, selecionamos algumas receitas para testarem em casa:

Pão de queijo fácil com três ingredientes, uma das receitas mais gostosas para se fazer com polvilho doce – o biscoito doce e aquela tapioquinha para comer no café da manhã. Vamos lá?

Pão de queijo

Ingredientes

1 caixinha de creme de leite

1 copo (requeijão) de queijo ralado

1 copo (requeijão) de polvilho doce

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente, amasse até soltar da mão. Faça bolinhas e asse. Se achar necessário, acrescente sal.

Biscoito doce

Ingredientes

500g de polvilho doce

1 xícara de farinha de trigo

250g de margarina

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (café) de fermento em pó

2 ovos

Opcional: 100g de coco ralado

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes, modele no formato que quiser. Coloque no forno médio, pré-aquecido, até dourar por baixo no biscoito. Obs: não precisa untar a forma pois os biscoitos já têm margarina o suficiente.

 

Tapioca

Ingredientes

500g de polvilho doce

1 e ½ xícara de água

Modo de preparo da massa

Coloque todo o polvilho doce em uma vasilha. Adicione, aos poucos, a água, sempre mexendo e misturando com uma colher de metal. Não deixe a goma do polvilho muito molhada, tem que ficar úmida, mas soltinha em pequenos bolinhos de polvilho (que se desfazem facilmente nos dedos). Use uma peneira para a tapioca ou uma outra de metal para coar a goma do polvilho. A goma coada pode ser armazenada em um vidro, sem apertar a massa (que deve ficar solta), e conservada na geladeira por até 5 dias.

Para fazer a tapioca

Coloque uma camada fina e que cubra todo o fundo de uma tapioqueira (pode ser uma frigideira com antiaderente) levemente untada com manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que a goma começar a ficar unida e estiver meio solta da tapioqueira, vire a massa, só para firmar a goma do outro lado da tapioca. Vire novamente a tapioca e desligue o fogo. Com a tapioca ainda quente, coloque os ingredientes (uma sugestão seria manteiga, pitada de sal, queijo e presunto) e volte ao fogo baixo para depois fechar (dobrando ou enrolando).

E aí, gostaram. Agora contem para a gente, o polvilho doce faz parte de qual receita de vocês?

Sobre o Autor:
Administrador Café do Sitio
Especialista em escrita, leitura e Café.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe seu comentário:

Mensagem:
Nome:
Email:

*